terça-feira, 9 de janeiro de 2018

Vaqueiros uma Parte da História Nordestina

História do Vaqueiro

A historia do vaqueiro no Brasil tem inicio na era colonial, em 1564 chegaram as primeiras cabeças de gado, vindas da ilha do cabo verde, África. Como as terras eram muito extensas foi necessária a figura de um homem que cuidaria dos animais, no caso os vaqueiros que surgiram a partir do contato do colonizador com o índio.

O vaqueiro desde de criança aprender a correr, laçar e aboiar o boi com um canto típico. Quando um boi foge do rebanho é necessário que vaqueiro saía pela passagem seca e espinhoso do sertão nordestino, por isso é preciso que seja usado uma vestimenta especial de couro cru constituída por perneiras, botinas, chicote, peitoral, esporas, luvas, chapéu e gibão.

Vaqueiros no Piauí


Vaqueiro é um termo que designa no Brasil a pessoa responsável por cuidar de um rebanho de gado, de modo análago à concepção americana do cowboy. No Nordeste do Brasil, onde o Português radicado se transformou no vaqueiro que faz uso de indumentária própria feita de couro, composta por perneira (calça), gibão (dolmâ ou jaqueta de couro, sobretudo), chapéu (de couro de abas largas dobradas no meio), peitoral (avental de couro), luvas e botas também de couro. Pois o couro protege a pele do vaqueiro contra queimaduras vindas do sol e dos galhos e espinhos das árvores da caatinga, mata ou sertão de espinhos verdes, próprios do Nordeste brasileiro.

A vida dos vaqueiros de hoje não era muito diferente da de antigamente, pois o sertanejo não está motorizado. Correr atrás do animal desgarrado faz parte do seu dia a dia. No Nordeste como no sul brasileiros esta prática é bastante comum ver por estradas de terras esses homens do sertão brasileiro, da área rural, vestidos de roupa de couro correndo atrás das reses, ariscando sua vida em plena caatinga e ou nos pampas do sul, de árvores verdes - espinhentas e cheias de surpresas de possíveis quedas de seus cavalos, pois para perseguir o gado tem que usar o Cavalo e trazer para o Caminhão. O maior problema enfrentado pelo vaqueiro é o da água. Às vezes o gado tem que ser levado por dezenas de quilômetros até os bebedouros (rio, riacho, lago). Na época da migração ele tem que conduzir o gado para lugares distantes na ida e na volta. O tipo étnico do vaqueiro provém do contato do branco colonizador com o índio, durante a penetração do gado nos sertões do Nordeste e sul brasileiro.

O vaqueiro é a figura central de uma fazenda e operador pois o patrão geralmente é ou foi um vaqueiro. Seu trabalho é árduo e contínuo. Passa grande parte do tempo montado a cavalo percorrendo a fazenda, fiscalizando as pastagens, as cercas e as aguadas (fonte, rio, lagoa ou qualquer manancial existente numa propriedade agrícola) os empregados não vaqueiros conduzem os veículos para o transporte.

Uma das atribuições do vaqueiro é reunir os animais nos currais, além de ferrá-los, ou seja, utilizando um ferro em brasa colocar em cada um a marca do seu dono, que acontece em todo o Brasil.

Uma das coisas que o caracterizam é o aboio, ao conduzir o gado para o curral ou na pastagem. Eles aboiam também quando precisam orientar um companheiro que se perde numa serra, ou se extravia numa caatinga.

O Dia Nacional do Vaqueiro é comemorado anualmente em 20 de julho. Sendo que segundo os próprios sertanejos, todo o dia é dia de vaqueiro e vaquejada.

Museu do vaqueiro em Alto Longar 

É um museu que conta a história de uns dos personagens mais marcantes da cultura sertaneja. Nele há contido peças e itens colecionados do século 18 que auxiliam a guardar a história deste personagem tão marcante. 

Segundo a coordenadora do museu, Valmira Cabral, não foi fácil conseguir essas  peças e itens e ao seu ver guardar esses itens não é só importante para a cultura geral, mas também para contar histórias das raízes piauiense.

Vaquejada


A vaquejada é uma tradição cultural do nordeste brasileiro que consiste em dois vaqueiros encurralarem um boi com o objetivo de derruba-lo em uma demarcação de cal puxando-o pelo rabo para assim marcar pontos. Os pontos são marcados pelo sistema “Valeu Boi” (O boi cai dentro da marcação, assim os vaqueiros ganham pontos) e o “Zero Boi” (O boi cai fora da marcação e os vaqueiros não ganham pontos). A dupla é formada pelo batedor de esteira que tem como função levar o boi para o puxador empurrando-o com as pernas, e o puxador que tem a função derrubar o boi na marca puxando-o pelo rabo.
Os vaqueiros graças a lei número 10.220, de 11 de abril de 2001 são considerados atletas profissionais, com a lei acima citada foi possível uma maior difusão da atividade e assim sendo considerada uma atividade lucrativa.
Antigamente, os bois eram marcados e soltados na mata devido a não existência dos atuais currais, após um tempo eram contratados peões para irem em busca desses bois. Os peões entravam na mata e faziam diversas manobras para escaparem dos espinhos e diversos outros obstáculos encontrados dentro da mata. Ao final os peões traziam os bois para o coronel, baseado nisso surgiu a vaquejada.

A partir da criação dos currais e em seguida o surgimento das apartações que surgiu a famosa vaquejada. Em meados de 1940 os vaqueiros nordestinos começaram a mostrar suas habilidades. Chamando a atenção dos coronéis e senhores de engenho que passaram a organizar os torneios de vaquejada que até então não havia grandes premiações.

Com o passar dos anos alguns fazendeiros passaram a promover um evento de vaquejada, onde os vaqueiros pagam sua inscrição, na qual o montante era revertido para os vencedores da competição. Os eventos também se tornaram mais profissionais com o aprimoramento das arenas e da linhagem dos animais.

Vagner Ribeiro Vaqueiro Piauiense


Vagner Ribeiro é o líder da Banda Valor de PI.O multifacetado piauiense Vagner Ribeiro (da cidade de Piripiri) nasceu em 22 de junho de 1973. A paixão pelo universo musical aflorou cedo com a influência de alguns familiares (avó/tio). Desde cedo já tocava violão em encontros de jovens.

Na década de 1990 surgiu a oportunidade de um intercâmbio cultural na França engendrando novas perspectivas musicais que se aliaram a de outros países/cidades por onde passou, a exemplo de Portugal, Hungria, Romênia e Barcelona.

Vagner Ribeiro, atualmente, vive em Teresina (PI) para o deleite de seus fãs que apreciam seu autêntico trabalho musical, cujos fundamentos estão enraizados na cultura popular piauiense.

Um comentário:

  1. hackiaram meu site de vaquejadaaaaa!!!Por isso eu criei esse blogger!!O conteúdo está excelenteeee!!!Deixa seu comentario e compartilhaaaaarrrr!!!!

    ResponderExcluir