terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Música popular do Piaui 

A cultura  música do Piauí e bastante ampla e abundante nas agregações dos fatos e pensamentos do povo piauiense alcançando o merecido destaque pela sua multiplicidade reconhecida em seus vários estilos, porém de forma individual e sempre inovadora, com a inserção do pop, do axé, do clássico e até mesmo o samba. No Piauí as formas e estilos musicais sempre se diferenciam a pontos extremos, mas há sempre um estilo que predominam, movimentando músicas que agitam as festas e apresentações por todo o estado, sempre com grande público alvo em seus shows. Todo ano acontece o Festival de Música do Piauí justamente com o propósito de apresentar novos temas, estilos e novos lançamentos da música piauiense, dentro de vários contextos, com a divulgação de novos artistas e bandas. De acordo com dados do festival o número de bandas e artistas que surgiram os últimos anos na cultura desvenda uma cultura de composição extremamente ampla e rica.



Beto Brito - Seu nome de batismo é Edilberto Cipriano de Brito. Nasceu em 1962 em Santo Antonio de Lisboa, interior do Piauí, onde viveu até o início de sua adolescência. Ali cresceu no meio das feiras livres da região. Em 1983, mudou-se para a cidade de João Pessoa, a fim de dar seguimento a sua carreira artística. Aqui, estudou rabeca na Escola de Música Antenor Navarro, e se dedicou à pesquisa no campo da cultura popular. Também começou a se apresentar em festas e outros eventos. Depois, já maduro, participou de diversos festivais nacionais e internacionais.


Francis Lopes- piauiense de Santo Inácio do Piauí-PI, nasceu dia 07 de agosto, na localidade Patos, hoje pertence ao município de Floresta do Piauí-PI. É filho de seu Pedro Lopes e dona Mariana e é o quinto filho de uma família de nove irmãos. Francis começou a fazer suas próprias canções e a convite do amigo empresário “Carlão Promoções”, de Simplício Mendes, resolveu voltar e fazer shows com essas canções. Ganhou destaque nas cidades vizinhas e despertou o sonho de gravar um Disco. Em 1988 foi morar em Teresina-PI para concluir o colegial e o curso técnico em contabilidade. Em 1989, depois de percorrer todas as cidades vizinhas com seu pai, Pedro Lopes, fazendo rifas e bingos de animais que ganhava dos amigos, gravou seu primeiro Tape em Fortaleza.



Carlinhos Piauí-Nascido em Teresina (PI), no ano de 1963, e radicado em Brasília desde 1974, começou sua história com a arte em 1978, quando descobriu sua aptidão pela música. Em 1980, já fazia parte do grupo Sertão, com quem gravou, num compacto duplo, a canção vencedora no Festival de Canção da Cidade do Gama. Oito anos depois, ingressou na Escola de Música de Brasília para estudar percussão. Bem influenciado por menestréis como Jackson do Pandeiro, Ivanildo Vila Nova, Luiz Gonzaga, Alceu Valença e outros defensores da cultura popular, Carlinhos Piauí trazia na bagagem a história do seu povo e seus costumes; as lendas, os folguedos, a alegria e o sofrimento de sua gente.



O Repente


É uma das maiores manifestações culturais do norte e nordeste do Brasil, praticada por inúmeros artistas e admirada pela grande maioria da população sertaneja. No entanto, sua origem é ligada aos trovadores medievais, pelo modo como começaram a ser feitas as apresentações do repente.Em sua essência o repente pode ser definido como uma poesia cantada, que tem como elemento característico o improviso, a criação de versos no momento em que estão sendo feitas as apresentações, por isso essa denominação vinda da expressão “de repente”, que significa momentaneamente, que é tido como surpresa para os que presenciam tais ações.



Joaquim Mendes - É conhecido como Joames para amigos e parentes.Nasceu em Pedro II, mas mora em Teresina há 44 anos.Com 61 anos de idade, é viúvo e pai de 5 filhos.Possui mais de 100 folclores de Cordel.Lançou pelo menos 6 livros referentes ao assunto.É um pesquisador e estudioso da literatura e cordelista atuante.Não é repentista declarado, mas se apresenta algumas vezes nas noites de trovadores que acontece semanalmente na Casa do Cantador.




Antônia Gomes- conhecida como Toinha Brito.Nasceu em Mucambo, no Ceará.Viveu no Maranhão por muitos anos.Desde 1991 mora no Piauí, em Teresina.Aos 12 anos já sabia fazer centelha.Com 13 anos cantava acompanhada de viola,Sua primeira cantoria com um violeiro veterano foi em 29/09/1978.Começou se apresentando com seu irmão.Tem dois CD’s gravados, um acompanhada de outra repentista e o outro solo.É casada, tem 2 filhos, um adotado e um biológico, sendo este o único que demonstrou interesse pelo repente.

 

Cordel




Literatura de cordel também conhecida no Brasil como folheto, é um gênero literário popular escrito frequentemente na forma rimada, originado em relatos orais . No Nordeste do Brasil o folheto brasileiro pode ou não estar exposto em barbantes. Alguns poemas são ilustrados com xilogravuras, também usadas nas capas. As estrofes mais comuns são as de dez, oito ou seis versos. Os autores, ou cordelistas, recitam esses versos de forma melodiosa e cadenciada, acompanhados de viola, como também fazem leituras ou declamações muito empolgadas e animadas para conquistar os possíveis compradores.


"CORDEL em homenagem ao Piauí"

Autor: Orlando Paiva

---

Piauí terra querida

Filha do sol do Equador,

Terra com belezas naturais

Obras do Pai Criador,

Dádiva da mãe natureza

A esse povo acolhedor.

---

É feliz quem vive aqui

o slogan é popular.

São inúmeras maravilhas

Que agora irei falar,

Neste humilde cordel

Que vou homenagear.

---

Temos o Delta do Parnaíba

Que nos deixa fascinado,

O maior a céu aberto

Que na América foi criado,

Com perfeição por Deus

E a nós presenteado.

---

Temos o Cabeça de Cuia

Uma lenda popular,

Que encanta nosso povo

E quem vem nos visitar.

Em sua homenagem

Há um monumento exemplar.

---

O Encontro dos Rios

Merece nossa admiração.

Temos Igreja de São Benedito

Lugar de reza e oração,

Onde o católico teresinense

Mostra sua devoção.

---

A nossa Educação

Merece ser destacada.

A melhor escola do Brasil

Pelo ENEM considerada,

Está aqui no Piauí

Pelo Sudeste invejada.

---

O Piauí é um dos maiores

Produtores de algodão,

Produzimos soja e mel

Tudo para exportação,

Temos a maior bacia de gás

Existente na nação.

---

Somos ricos culturalmente

Somos parte da história,

Foi aqui que se travou

Uma batalha de glória,

Defendemos nosso Brasil

Não sai da nossa memória.

---

A Batalha do Jenipapo

em Campo Maior aconteceu,

Uma turma bravamente

Nosso país defendeu,

Nas águas do heroísmo

O sangue deles escorreu.

---

Parque Serra da Capivara

Outro valioso local.

Maior museu a céu aberto

Uma relíquia mundial.

Fonte de muita pesquisa

Patrimônio cultural.

---

Reconhecido pela UNESCO

O Piauí é privilegiado,

Pois foi aqui nessa terra

Em nosso querido Estado,

Que o Homem Americano

Deixou o seu legado.

---

Temos Sete Cidades

Outro presente celestial,

Com rochas fascinantes

Também destaque nacional,

Utilizada como cenário

Em uma novela global.

---

A ?Cachoeira do Urubu?

Merece ser recordada.

A Lagoa do Portinho

Também é apreciada,

Pelas pessoas visitantes

Que saem admiradas.

---

Outro ponto forte

Que merece atenção,

É o nosso Artesanato

Feito com perfeição,

Na madeira ou na argila

O Piauí é o campeão.

---

Nossos escritores são únicos

Seus textos nos dão prazer.

Temos Da Costa e Silva

Que jamais vamos esquecer,

Um verdadeiro gênio

Na arte de escrever.

---

Por isso meu Piauí

Sinta-se abraçado.

Pertence-te a nossa vida

cantamos emocionado,

nesta data de glória

em que és festejado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário