terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Danças tipicas piauienses

                                                 BUMBA MEU BOI 
  
O BUMBA MEU BOI é uma das festas folclóricas mais tradicionais do Brasil.Nessa encenação, semelhante a um ato,misturam-se danças,músicas,teatro e circo.Em cada parte do pais,o boi tem o nome diferente:Boi-Bumbá,no Amazonas e no Pará,Bumba-meu-boi,no maranhão etc;
 Pesquisadores acreditam que o festejo teve origem no nordeste no século XVII,durante o ciclo do gado,quando o boi tinha uma grande importância simbólica e econômica.O animal era criado por colonizadores para mão de obra escrava.A lenda do BUMBA MEU BOI reflete em uma organização social e econômica 
  A música envolve diversos instrumentos como violão,cavaquinho,pandeiro,chocalho,triângulo,zabumba,matraca etc;
 CURIOSIDADES: So no estado do maranhão existe mais de cem grupos de bumba meu boi,onde cada uma presenta características próprias.
Bumba meu Boi - Foto: Moraes Brito


                                                  

   MARUJADA
    
   A MARUJADA,também conhecida como fandango,é um folguedo típico das regiões Nordeste e Norte do Brasil.A  marujada é considerada uma importante representação  cultural,de caráter popular,do folclore brasileiro.Participam,deste folguedo,homens (geralmente nas danças e encenações) e também crianças.
  COMO É A ENCENAÇÃO DA MARUJADA ? 
  No início da encenação da marujada,os personagens (principalmente marinheiros da tripulação) puxam uma réplica de uma pequeno barco a vela ou caravela.Com muitas danças e músicas,acompanhadas de instrumentos de corda os participantes gritam frases relacionadas aos descobrimentos marítimos e a vida no mar.Entre estas frases,destacam-se:"somos marujos do mar " e "marinheiros somos!"
  CURIOSIDADES: Geralmente os personagens da marujada usam roupas brancas com detalhes em azul,vermelho ou amarelo.Estas roupas se assemelham aos uniformes dos marinheiros.


Marujada - Foto: Secult de Felicio dos Santos




REISADO
 

 Dança típica de todo estado Piauí, é festejada a partir do Natal até os dia de Reis.São cerca de seis pessoas mascaradas que deixam a dança mais animada e alegre.Todos cantam ao som de uma música para chegada e despedida.São vários personagens como a Caipora, o Jaraguá, a Burrinha e a Cigana que vão dançando e se apresentando durante o Reisado.Além disso, ela é acompanhada de instrumentos (violão,sanfona,banjos,etc). Na região norte do Piauí, amais famosa comemoração ocorre no município de Boa Hora, a 137 Km de Teresina, onde ocorre, inclusive, disputa entre os melhores grupos de Reisado.
Reisado - Foto: Sul do Piauí
Reisado - Foto: Sul do Piauí





Cavalo Piancó - Foto: Mundo da Dança
Cavalo Piancó - Foto: Mundo da Dança
É realizado com casais que ficam em círculos para imitar o trote do cavalo. São diversos passos que alternam a velocidade entre moderado e rápido. Como as músicas podem ser improvisadas, a coreografia pode ser alternada por isso essa palavra um tanto diferente surgiu há um tempo. A dança como era de se esperar, foi passando de geração e geração e perdura até hoje nos costumes da população e até de outras regiões do Brasil.


A origem dessa dança que possui descendência negra se deu no município de amarante, no estado do Piauí Amarante se localiza às margens de três rios: Canindé, Parnaíba e mulato. É sabido que foram nas margens do rio Canindé que os negros, na intenção de espantar o sono sob as noites de luar, dançavam o cavalo Piancó. Hoje é difícil de encontrar um habitante que não conheça essa dança que se tornou praticamente parte da cultura da cidade de Amarante e é tbem um motivo de orgulho para os cidadãos.



     São Gonçalo

São Gonçalo é nome de santo, mas também de uma festa bastante popular no nordeste do Brasil, especialmente no interior dos estados. De acordo com historiadores a manifestação tem origem portuguesa.
 Quando alguém alcança uma graça, creditada ao são Gonçalo, reza a tradição que a pessoa deve organizar uma grande festa na sua própria casa, de portas abertas para quem quiser acreditar, e com muita comida para todos se servirem. Um grupo de violeiros é chamado para executar músicas típicas. Enquanto a viola é dedilhada as pessoas realizam coreografias bem características e sempre sob as ordens de um ou mais puxadores 
 A dança é frenética, muito ritmada e lembra uma mistura de quadrilha de São João com ciranda. Os pés se arrastam no chão e a poeira sobe. Todos dançam muito concentrados e estão sempre atentos às ordens do puxador. Segundo a tradição, não existe época ou calendário para a festa, que pode acontecer muitas vezes ao longo do ano. Tudo depende das Graças alcançadas e de quando os seus beneficiários resolvem cumprir as promessas. Os locais onde acontecem as alegres rodas são, na maioria das vezes, em comunidades rurais.


Você-sabe-o-que-é-Dança-de-São-Gonçalo-Conheça-essa-incrível-tradição-nordestina

  Quadrilha 

 A quadrilha, dança típica das festas juninas brasileiras, é carregada de referências caipiras e matutas, mas sua origem vem de muito longe. A quadrille surgiu em Paris no sec XVIII, como uma dança de salão composta por quatro casais.
A alegria das músicas, o sabor das comidas típicas e a energia das danças, o colorido da indumentária e a beleza dos fogos de artifícios resumem as tradicionais festas juninas que embora occoram em todo o território nacional, são mais marcantes na região nordeste. De acordo com o historiador, elas fazem parte da formação cultural dessa região e por isso devem ser sempre valorizadas.
A dança, inclusive, é motivo de ambiguidade entre alguns estados do Nordeste quanto ao pioneirismo desse folgueto 
 A quadrilha deixou de ser uma dança caipira, rural, para ser mais estilizada. Não é mais aquela quadrilha matuta, é uma quadrilha carnavalizada; as roupas são muito extravagante. O que ainda se mantém são as músicas, mas os movimentos e o figurino não mais representam aquilo que seria uma festa matuta. Eles foram moldados pela força dos elementos de comunicado de massa que nos influencia.
 

Festa Junina


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário